28/09/2024

JUSTIÇA ELEITORAL SUSPENDE DIVULGAÇÃO DE PESQUISA ELEITORAL EM VITÓRIA DO MEARIM POR IRREGULARIDADES

A Justiça Eleitoral decidiu, neste sábado (28), suspender a pesquisa registrada na cidade de Vitória do Mearim. A juíza Glauce Ribeiro da Silva determinou a suspensão após analisar irregularidades no levantamento que apontaria a candidata Dóris Rios (PSB) à frente nas pesquisas. A decisão também prevê uma multa de mais de R$ 53 mil em caso de descumprimento da sentença.
A coligação “Unidos por Vitória” impetrou a ação contra o Instituto Inteligente, alegando que a pesquisa divulgada na semana passada apresentava diversas falhas.
Entre as irregularidades destacadas estão a falta de informações sobre a origem dos recursos utilizados para a pesquisa, a ausência de registro profissional do responsável pelo levantamento e a omissão da fonte pública dos dados utilizados, não considerar a ponderação quanto a gênero, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados.
A coligação argumentou que a impugnação da pesquisa era necessária para evitar a manipulação dos resultados e a interferência indevida na vontade do eleitor. A magistrada, ao avaliar o caso, constatou que a empresa não havia sanado algumas das irregularidades apresentadas, decidindo, assim, pela suspensão da sondagem.
“Ex positis, CONCEDO a tutela de urgência para DETERMINAR ao instituto de pesquisa representado que, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas e sob pena de multa no valor de R$ 53.205,00, conforme Art. 17 da Res. 23.600/19em caso de descumprimento, providencie a suspensão da divulgação dos resultados da Pesquisa Eleitoral MA-08545/2024 em todos os meios de comunicação”., afirmou a juíza em sua decisão.
A situação reforça a pressão sobre o grupo de Doris Rios (PSB), que, em meio a esta crise, se vê em um cenário de desespero, utilizando mentiras e táticas enganosas para tentar manipular a opinião pública de Vitória do Mearim – MA. Essa estratégia, no entanto, pode se voltar contra ele, já que a população está cada vez mais atenta e crítica em relação às informações que recebe.


0 comentários :

Postar um comentário