Carlos Ribeiro destaca em suas reuniões a importância das creches e diz que Vitória do Mearim necessita de pelo menos 10 unidades para atender bem as comunidades, inclusive da zona rural. Para ele, trata-se de um espaço de educação e cuidado das crianças pequenas e constitui, com a pré-escola, a primeira etapa da educação básica. No que tange ao desenvolvimento cognitivo, as creches oferecem estímulos e oportunidades de aprendizado que contribuem para a construção do conhecimento infantil.
As creches devem contemplar na região do Japão, os povoados São Benedito, Santa Rosa, Sumaúma e São Lourenço. Também existe a necessidade de duas creches em Coque, e quatro unidades para atenderem os bairros de Vitória do Mearim.
“Nossas crianças necessitam de cuidados e os pais de oportunidades. Com as creches funcionando, a mãe vai conseguir sair para trabalhar e deixar seus filhos bem cuidados e seguros”.
Para Carlos Ribeiro, outra grande vantagem é a oportunidade de trabalho que surge com as creches, pois 10 unidades devem gerar mais de 300 empregos. “As creches também representarão oportunidade de trabalho, sendo necessária a contratação de muitas pessoas”, destacou.
O pré-candidato a prefeito, lamento o fato de existir recursos destinados a projetos como esse, e o gestor municipal não ter conseguido implantar as creches em Vitória do Mearim.
Recursos:
Os valores a serem repassados pelo Governo Federal aos municípios e ao Distrito Federal para a manutenção de novos estabelecimentos públicos de educação infantil foram divulgados nesta quinta-feira, 4 de abril, por meio da Portaria nº 274, publicada no Diário Oficial da União.
Para o exercício de 2024, os valores por aluno foram estabelecidos desta forma:
1. R$ 6.910,23 – para aluno da creche pública em período integral
2. R$ 6.378,67 – para aluno da creche pública em período parcial
3. R$ 6.910,23 – para aluno da pré-escola pública em período integral
4. R$ 5.847,12 – para aluno da pré-escola pública em período parcial
O valor do apoio financeiro federal é calculado levando em conta a quantidade de novas matrículas em creche integral, creche parcial, pré-escola integral e pré-escola parcial em cada município. O cálculo também considera o número de meses de funcionamento do estabelecimento, a partir do registro no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) até que as novas matrículas sejam computadas no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
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