11/10/2022

JUAREZ PRAZERES, UM ÍCONE DA GLEBA MAIS QUERIDA VITÓRIA DO MEARIM

JUAREZ PRAZERES 

(*11.02.1935  +10.10.2022)

JUAREZ DE JESUS DOS PRAZERES, vitoriense, filho do casal Gumercinda e José Miguel Prazeres, faleceu nesta data em São Luís-MA, onde residia há muitos anos. Foi casado com D. Esmeralda Prazeres, com quem gerou três filhas – Cristina, Virgínia e Marta – que lhe deram vários netos.

Mercê de sua boa performance como músico em Vitória do Mearim, integrando a geração que se formou sob a batuta do maestro Áureo Bartolomeu Franco (Arico), primeiramente a Academia Arariense-Vitoriense de Letras (2017), e depois a Academia Vitoriense (2019), que a sucedeu, reconheceram-no como seu membro honorário, pelo que passou a ocupar a Cadeira 6 do Quadro de Membros Honorários da AV, patroneada por Paulo de Figueiredo Barros, outro importante músico vitoriense (primeira metade do século 20). 

Residente e chefe político no povoado Bela Vista (hoje, sede do município de mesmo nome), Juarez Prazeres foi também partícipe da cena política vitoriense nos anos 1970, tendo exercido o mandato de vereador nas legislaturas de 1971-1973 e 1973-1977. Além disso, foi o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por José Maria Rodrigues, do grupo político de Dr. José de Ribamar de Matos, concorrente à eleição de 1976, vencida, em campanha renhida, por Jorge Moisés da Silva e Fernando de Oliveira Melo – pleito que encerrou um ciclo, o das refregas políticas altamente apaixonadas.


Duas das fotos que ilustram este texto mostram Juarez Prazeres nas atividades que o notabilizaram: em reunião política, ao lado de Cristovam Dutra Martins, no salão nobre da Prefeitura Municipal de Vitória do Mearim, quando vereador; e tocando tuba (o primeiro músico, à esquerda) com Vicente Braga (trombone), Oscar Rocha Pinto (pistom), Antônio Cantanhede (bombardino) e Antônio Cardoso (clarinete) – velhos componentes da banda vitoriense em ação, quando esta foi "reeditada" pelo saudoso Padre Sérgio Ielmetti entre o fim dos anos 1980 e o início dos anos 1990. 

A terceira foto antiga a ilustrar esta nota, a mais antiga de todas, mostra-o como um dos rapazes dos anos 1950 preparados para participar dos festejos de Nossa Senhora de Nazaré em Vitória do Mearim. Ele é o primeiro, da esquerda para a direita, seguido por Itaci Figueiredo, Clodoaldo Rodrigues (Dozinho), Antônio Cantanhede, Francisco Sampaio e Sebastião Jardim.


Que Deus acolha misericordiosamente em Sua morada Seu filho Juarez de Jesus dos Prazeres!

É como se manifesta, contristada, a Academia Vitoriense, apresentando pêsames à família enlutada.

Vitória do Mearim, Maranhão, 10 de outubro de 2022.

Washington Luiz Maciel Cantanhede

Presidente

0 comentários :

Postar um comentário