09/04/2022

REPROVAÇÃO DO DESCASO E APLAUSOS MERECIDOS PARA QUEM CUIDA

Washington Luiz Maciel Cantanhede

Vídeo que circula, ora postado aqui, mostrando o desabamento do histórico casarão de Cururupu-MA onde funcionou sua prefeitura municipal, ultimamente desativado e abandonado, mostra-nos o nível de descaso do poder público para com o nosso patrimônio cultural material (veem-se também fotos desse prédio em 1908, em 1950 e recentemente, já em ruínas).



Nesse sentido, mais uma vez, como presidente da Academia Vitoriense - Instituto de Literatura, História e Geografia, Artes e Ciências, externo meus aplausos à iniciativa do governo municipal vitoriense pelo que está em vias de entregar à comunidade: a reforma e reativação do nosso Paço Municipal, a ser reinaugurado no próximo dia 19, aniversário do Município, depois de passar 30 anos desativado e com sua finalidade desviada.

Acredito que tenho legitimidade para fazê-lo, não somente como cidadão vitoriense e homem público, mas como o então vereador que se preocupou em inscrever na Lei Orgânica do Município (1990) a determinação para que seu poder executivo cuidasse do patrimônio cultural local, a exemplo da obrigação de fazer o tombamento da igreja matriz e do casarão de pedra localizado na esquina diagonal ao templo, espécimes centenários da nossa arquitetura - o primeiro, oriundo da época colonial; o segundo, pelo menos com a feição que chegou aos nossos tempos, da época imperial.

A instâncias da Academia, também presidida por mim à época (2017), a Prefeitura Municipal decretou o tombamento da matriz, embora não tenha promovido obras para sua conservação, como assumiu no decreto. 

Ainda pende de solução o destino do casarão de pedra. Que o poder público local também se empenhe por esse objetivo! Eis o nosso sincero desejo, confiante nos bons propósitos da administração municipal para a área cultural.

Por enquanto, estão de parabéns, pela recuperação do prédio da Prefeitura Municipal, o povo vitoriense e sua atual gestão. Em Vitória não acontecerá o que, com tristeza, sabemos ter ocorrido em Cururupu...


👏👏👏

0 comentários :

Postar um comentário