Que 2021 foi um ano de muitas conquistas nas mais variadas áreas da gestão municipal de Vitória do Mearim, todo mundo sabe. No entanto, destacamos nesta matéria, o serviço desenvolvido pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS 1) que, neste ano, deu uma alavancada considerável.
Uma das primeiras ações destaque para a atuação diferenciada deste centro de saúde foi que, logo nos primeiros meses de gestão, o prefeito Nato da Nordestina atendeu a demanda de instalação e estruturação de uma nova sede, para atender com mais conforto os pacientes.
Inaugurada, na simbólica data do aniversario de 188 anos de Vitória do Mearim, coube à equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com os seus colaboradores que ali atuam, desenvolverem uma série de atividades para dar melhor atendimento aos vitorienses.
Destaca-se, inicialmente, a instalação do programa Sismental, uma espécie de prontuário eletrônico que mantém atualizado os dados dos pacientes do CAPS, facilitando futuros atendimentos por novas equipes médicas ou, até mesmo, para os que já atenderam o paciente outrora.
“Nós nos esforçamos para garantir que as pessoas de Vitória do Mearim pudessem reconhecer a importância que tem este equipamento público para a cidade. Aproximar o CAPS das crianças, jovens, adultos e idosos vitorienses foi o nosso principal objetivo”, enfatizou o coordenador do CAPS, Frimarques Garros.
“Uma das prioridades da gestão do prefeito Nato da Nordestina encaminhada para nós como um grande alvo a ser alcançado é que o atendimento em saúde seja realizado com excelência aos vitorienses. É uma prioridade da gestão. O CAPS, como as demais políticas de saúde da cidade, foi um grande passo para alcançarmos esse objetivo”, disse o secretário Municipal de Saúde, Tecio Maciel.
Além do mais, variadas ações em alusão as campanhas mensais de prevenção foram realizadas pela equipe do CAPS, tanto na sede do centro de saúde como em várias outras localidades, destacando-se o desenvolvimento de ações na zona rural.
Na última semana, o encerramento das atividades no ano foi realizado com uma confraternização com os pacientes da oficina terapêutica, contando com a presença, inclusive, dos familiares dos vitorienses que utilizam dos serviços do CAPS, levando conhecimento e quebrando tabus que a população tinha com a utilização desse centro de saúde.
0 comentários :
Postar um comentário