19/07/2019

PIPAS E PAPAGAIOS SÃO AS PRINCIPAIS "DORES DE CABEÇA" DA CEMAR NO MARANHÃO

Até agora, de janeiro a junho de 2019, foram registradas 724 ocorrências na rede elétrica provocadas por pipa presas nos fios de energia. São Luís, Timon, Imperatriz, São José de Ribamar e Itapecuru Mirim foram as cidades com mais registros. Com o período de férias, a Companhia Elétrica do Maranhão (Cemar), divulgou orientações para os pais e familiares, pois as ocorrências, além de deixar muita gente sem energia, podem provocar situações graves de choque elétrico.
Pipas
As pipas devem ser empinadas em parques, campos e locais abertos bem afastados da rede elétrica. Os pais também são orientados a jamais usar fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa na rede elétrica, não tentar resgatá-la com varas ou subindo nos postes.
Celular e Tablets
Os adultos devem ficar atentos na hora de carregar esses equipamentos ou ligar na tomada. Somente adultos devem manusear equipamentos elétrico – de preferência devem estar calçados com sandálias de borracha.
Ao carregar o celular, os cabos devem ser retirados totalmente da tomada e não apenas do aparelho. E os brinquedos que precisam de energia elétrica devem ser ligados somente por adultos calçados.
Em caso de acidente
O técnico de segurança da Cemar, José Rogério de Oliveira, destacou que “em caso de acidente dentro de casa para ajudar uma pessoa vítima de choque elétrico, a primeira providência é desligar o disjuntor ou chave geral. Se não for possível tente afastar a pessoa da fonte condutora da energia usando objetos isolantes, como sandálias de borracha, plásticos e madeira seca. Em seguida chame o serviço médico de emergência como Samu 192 ou Bombeiros 193 e inicie a prestação dos primeiros socorros”.
Nas ruas as pessoas não devem se aproximar de fios e cabos partidos. Situações dessa natureza devem ser comunicadas imediatamente por meio da Central 116, devendo-se informar o endereço com ponto de referência, para que a Cemar possa enviar uma equipe de plantão ao local e adotar as medidas técnicas necessárias.

0 comentários :

Postar um comentário