28/06/2026

SOLANGE ALMEIDA HOMENAGEIA O BUMBA MEU BOI E ENALTECE O SOTAQUE DA BAIXADA

COMPARTILHE:

 
O Maranhão é uma terra rica em cores, ritmos e tradições que encantam o Brasil e o mundo. Entre as manifestações mais marcantes de nossa identidade está o Bumba Meu Boi, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Celebrando essa riqueza, a deputada estadual Solange Almeida prestou uma emocionante homenagem à cultura maranhense, com destaque especial para o autêntico Sotaque da Baixada.

​A Magia e a Identidade do Sotaque da Baixada

​Diferente de outras vertentes, o Sotaque da Baixada traz uma cadência única e envolvente. Nessa manifestação, o ritmo marcante da matraca e a força dos pandeirões guiam os passos dos brincantes, criando uma atmosfera de pura energia e devoção.

​A dança ganha vida através de personagens icônicos e cheios de mistério, como os Cazumbás — figuras mascaradas que misturam o sagrado e o profano com suas vestes coloridas — e os Caboclos de Fita, que evoluem na roda com graça e sincronia impecáveis. Cada elemento carrega séculos de história, resistência e dedicação das comunidades que mantêm viva essa chama folclórica no período junino.

​Compromisso com a Cultura e o Futuro

​Mais do que uma celebração visual e musical, a homenagem reforça o papel fundamental do incentivo e da preservação das manifestações populares. Em suas palavras, a deputada Solange Almeida destacou o valor histórico construído por gerações que orgulham toda a nação:

"Aqui se construiu história que brava toda a nação. Patrimônio da humanidade, é o folclore de São João."

O compromisso com o povo maranhense vai além dos palcos e das rodas de São João, traduzindo-se em uma busca contínua por valorização das comunidades tradicionais, igualdade e desenvolvimento para o estado.

"Lutarei por melhores dias, eu jamais descansarei. Só peço paz e alegria e sabedoria pra meu Deus."

​Que a energia do Bumba Meu Boi continue a inspirar união, fé e orgulho por nossas raízes culturais!


27/06/2026

PROJETO FAZER MAIS LEVA SAÚDE E CUIDADO PARA O POVOADO ARRAIAL EM VITÓRIA DO MEARIM

COMPARTILHE:

O compromisso com o bem-estar da nossa população se constrói com ações concretas e presença constante nas comunidades. É por isso que o Projeto Fazer Mais, liderado pela deputada estadual Solange Almeida, realizou uma grande ação de atendimentos no povoado Arraial, localizado no município de Vitória do Mearim.

​O principal objetivo da iniciativa é descentralizar os serviços essenciais e facilitar a vida dos moradores, reduzindo a necessidade de deslocamento até os centros urbanos para consultas básicas e tratamentos.

​Atendimento Integral e Especializado

​Durante a ação, a comunidade local pôde contar com uma estrutura preparada para oferecer cuidados em diferentes áreas da saúde e bem-estar. Entre os serviços disponibilizados, destacaram-se:

  • Atendimento Odontológico: Procedimentos e avaliações com dentistas.
  • Consultas Pediátricas: Cuidado direcionado à saúde das crianças.
  • Clínico Geral: Consultas médicas e orientações gerais de saúde.
  • Estética e Autoestima: Serviços voltados ao cuidado pessoal e valorização das mulheres da comunidade.
  • "O Projeto Fazer Mais facilita muito. Já consultei a minha menina, o meu menino e agora vou entrar na fila para consultar também." — Relato de uma moradora local beneficiada pela ação.


    ​Transformando Vidas através da Saúde Visual

    ​Além das consultas de rotina, o projeto tem se destacado por mudar a realidade de quem enfrenta problemas de visão na região. Através de mutirões de cirurgias oftalmológicas, viabilizados por meio de emendas parlamentares, mais de 4.000 cirurgias de catarata e pterígio já foram realizadas.

    ​Um dos exemplos desse impacto é o Seu Domingos, morador que já passou pelo procedimento em um dos olhos e está com a próxima cirurgia agendada para o outro olho no final de semana seguinte, recuperando gradativamente a sua autonomia e qualidade de vida.

    ​O Projeto Fazer Mais reafirma o seu propósito de seguir percorrendo as comunidades, levando dignidade, saúde e cuidado para quem mais precisa.



DEPUTADO MÁRCIO JERRY ARTICULA ENTREGA DE CAMINHÃO PARA COMUNIDADE QUILOMBOLA EM ROSÁRIO

COMPARTILHE:


A agricultura familiar e a infraestrutura local da comunidade quilombola Boa Vista, localizada no município de Rosário (MA), ganharam um importante reforço. Através da articulação do mandato do Deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) junto ao Governo Federal e ao Presidente Lula, foi realizada a destinação e entrega de um caminhão com carroceria de madeira para a região.

​O principal objetivo dessa ação é ampliar de forma significativa a capacidade de produção e garantir melhores condições para o escoamento dos produtos agrícolas cultivados pelas famílias da comunidade.

​A entrega oficial do veículo foi acompanhada de perto pelo líder comunitário Celso Gaspar e por Júnior Fidelix, reforçando o compromisso coletivo com o fortalecimento e a valorização das comunidades tradicionais e da produção local.

​Destaques da Ação:

  • Beneficiada: Associação Quilombola Boa Vista (Rosário - MA).
  • Equipamento: Caminhão com carroceria de madeira voltado ao suporte logístico.
  • Foco: Fortalecimento da agricultura familiar e escoamento da produção agrícola regional.

DUARTE LANÇA PRÉ-CANDIDATURA AO SENADO EM VITÓRIA DO MEARIM

COMPARTILHE:

O cenário político ganha um novo capítulo com o projeto "Senado Presente". No próximo domingo, dia 28 de junho, Vitória do Mearim será o palco do lançamento oficial da pré-candidatura de Duarte ao Senado Federal.

​O evento tem como objetivo principal aproximar o debate político da população e apresentar as propostas que guiarão essa nova jornada. Toda a comunidade, lideranças locais e apoiadores estão convidados a participar deste momento decisivo.

​Detalhes do Evento:

  • Data: 28 de junho (domingo)
  • Horário: 9h
  • Local: Clube da Maçonaria
  • Endereço: Rua do Hospital Kalil, Vitória do Mearim

​Venha fazer parte dessa construção por um Senado mais presente e participativo. Participe e traga as suas ideias!


26/06/2026

CARLOS LULA DESTACA PIONEIRISMO DO MARANHÃO NA CANNABIS MEDICINAL

COMPARTILHE:

Desde 2018, o estado distribui canabinoides pelo SUS para crianças com epilepsia; deputado defende agora inclusão da agricultura familiar na cadeia produtiva

Texto: Benaya Ewerton

Foto: Ilano Lima

O deputado estadual Carlos Lula (PSB) participou nesta quinta-feira (25) do Seminário Produção de Cannabis Agroecológica do Maranhão, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Economia, Inovação e Meio Ambiente da UFMA em parceria com o MST. O encontro reuniu pesquisadores, representantes de movimentos sociais e especialistas para debater o desenvolvimento da cadeia produtiva da cannabis para fins medicinais no estado.

Carlos Lula relembrou que o Maranhão iniciou um projeto piloto em 2018 na Casa de Apoio Ninar, referência no atendimento a crianças com microcefalia e autismo. A iniciativa possibilitou o uso de canabinoides para fins terapêuticos, com resultados positivos na redução de crises convulsivas e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

"Tenho orgulho de dizer que, desde 2018, o Maranhão já fazia a entrega de cannabis medicinal para pacientes da rede estadual. Começamos com crianças com epilepsia de difícil controle, ainda na Casa de Apoio Ninar. Iniciou com fim de pesquisa e deu muito certo. A vida dessas crianças mudou consideravelmente", afirmou o deputado.

Segundo Carlos Lula, a distribuição do medicamento ocorre atualmente de forma contínua, em parte pela Farmácia Estadual de Medicamentos Especiais (FEME). O parlamentar é também um dos autores da Lei Estadual 12.183/2023, que instituiu a Política Estadual de Cannabis para fins terapêuticos, medicinais, veterinários, científicos e industriais no Maranhão.

Para Carlos Lula, o debate precisa avançar para a inclusão dos pequenos produtores rurais. "Precisamos discutir o desenvolvimento da cadeia produtiva na agricultura familiar, pois nem todo mundo precisa ficar dependente das grandes indústrias. Esse encontro pode ser uma oportunidade para melhorar a lei e ter no Maranhão uma política que outros estados possam usar como modelo", destacou.

O coordenador do encontro e integrante da Secretaria Nacional do MST, Joaba Alves, alertou para o risco de concentração da produção. "O que se vê são grandes empresas da área farmacêutica se apropriando desse debate para privatizar algo que deveria ser acessível ao povo", afirmou.

L

Para Danilo Serejo, do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública, o tema envolve uma questão central de saúde pública. "É um debate que precisa do compromisso de todas as instituições para que possamos fortalecer o SUS", disse. O representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Vicente de Mesquita, confirmou que o órgão vem construindo uma política para incentivar a produção pela agricultura familiar.

25/06/2026

MORRE O ATOR QUE INTERPRETOU O PERSONAGEM "ZÉ LEITÃO DO FILMA MARANHENSE "AI QUE VIDA"

COMPARTILHE:


O Maranhão perdeu nesta quinta-feira (25), um de seus artistas mais populares. Feliciano Popô, conhecido pelo público como “Zé Leitão”, faleceu em Açailândia e deixou admiradores consternados em diversas regiões do estado. O ator e comediante ganhou notoriedade por sua participação no filme “Ai Que Vida”, obra que se tornou um dos maiores sucessos do cinema maranhense.

Segundo informações divulgadas inicialmente, o artista passou mal na comunidade rural onde vivia. Diante da situação, ele foi levado por familiares para atendimento médico em uma unidade hospitalar de Açailândia. No entanto, ao chegar ao local, já não apresentava sinais vitais.

Dono de um estilo marcante e de grande carisma, Zé Leitão conquistou espaço no cenário cultural maranhense e ficou eternizado por personagens que arrancaram risadas e conquistaram o público ao longo dos anos. Sua atuação em “Ai Que Vida” ajudou a ampliar ainda mais sua popularidade, tornando-o uma figura reconhecida por milhares de pessoas.

A notícia da morte rapidamente repercutiu nas redes sociais, onde fãs, amigos e admiradores prestaram homenagens ao artista. Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre a causa do falecimento, nem detalhes relacionados ao velório e ao sepultamento.

VEM AÍ O PROJETO FAZER+ EM VITÓRIA DO MEARIM: A MAIOR AÇÃO DE CUIDADO E COMPROMISSO COM AS PESSOAS NO POVOADO ARRAIAL

COMPARTILHE:

Com o lema "Trabalho que chega, resultado que fica!", a deputada estadual Solange Almeida traz para Vitória do Mearim o Projeto Fazer+. Esta iniciativa se consolida como a maior ação de cuidado e compromisso direto com a população, oferecendo diversos atendimentos essenciais de forma totalmente gratuita.

​Se você mora na região ou conhece alguém que esteja precisando de atendimento médico ou de serviços de bem-estar, fique atento à programação e não perca essa oportunidade!

​QUANDO E ONDE SERÁ?

  • Data: Sábado, 27 de Junho
  • Horário: Das 8h00 às 12h00
  • Local: Povoado Arraial, na Igreja Católica (Vitória do Mearim)

​SERVIÇOS E ESPECIALIDADES DISPONÍVEIS

​O mutirão contará com uma estrutura preparada para atender a comunidade em diferentes frentes. Confira as especialidades que estarão disponíveis no local:

  • Saúde Médica e Odontológica: Atendimentos com Clínico Geral, Pediatra e Dentista.
  • Apoio Psicológico: Consulta com Psicóloga.
  • Exames: Serviços de Laboratório.
  • Estética e Autoestima:
    • SPA da beleza: Limpeza de pele, sobrancelha e SPA dos pés.
    • Corte de cabelo masculino.

​Todos os serviços são 100% gratuitos, pensados exclusivamente para levar mais saúde, dignidade e bem-estar para perto de você e de sua família.


24/06/2026

INSTITUTO NOSSA SENHORA DE NAZARÉ 1° LUGAR NO ENEM 2025 EM VITÓRIA DO MEARIM

COMPARTILHE:

Mais uma vez, o Instituto Nossa Senhora de Nazaré escreve seu nome na história da educação de Vitória do Mearim! Com a divulgação dos resultados do ENEM 2025, conquistamos o 1º lugar entre as escolas do município, alcançando as melhores médias e reafirmando o compromisso que carregamos há mais de um século: formar alunos preparados para os desafios do presente e para as conquistas do futuro.

Este resultado é fruto da dedicação de nossos estudantes, do trabalho incansável de nossos educadores, da confiança das famílias e de uma proposta educacional que transforma conhecimento em oportunidades. Parabéns a todos por mais essa grande conquista! 💙💛

ALMEIDA SOUSA FAZ REUNIÃO COM A COMUNIDADE DO POVOADO IPIXUNA DE VITÓRIA DO MEARIM

COMPARTILHE:

O líder político Almeida Sousa esteve reunido com moradores da comunidade Ipixuna, em Vitória do Mearim, ouvindo de perto as demandas e necessidades da população. É assim que se faz política de verdade: olho no olho, dialogando e anotando cada pedido da comunidade.

O Grupo Solange Almeida segue firme, ao lado do povo, levando as pautas adiante e buscando soluções concretas para melhorar a vida dos vitorienses.

Ouvir para fazer mais. Esse é o caminho.

RAMA ESCOLHE CARLOS LULA PARA CONSTRUIR AGENDA AGROECOLÓGICA NO MARANHÃO

COMPARTILHE:


Deputado tem cinco leis aprovadas em defesa dos territórios, das mulheres e do meio ambiente, e projeto contra agrotóxicos em tramitação

Texto: Benaya Ewerton 

Fotos: Ilano Lima  

O deputado estadual Carlos Lula (PSB) participou nesta terça-feira (23) da Reunião Ampliada da Rede de Agroecológica do Maranhão (RAMA), em São Luís, e foi escolhido pela entidade para receber e assinar a pré-proposta de demandas prioritárias da rede para as eleições de 2026. A escolha levou em conta o histórico parlamentar do deputado em defesa da agroecologia, dos territórios tradicionais e da justiça socioambiental.

A proposta entregue pela RAMA organiza reivindicações em quatro eixos: regularização fundiária e reforma agrária; produção e comercialização agroecológica; salvaguarda dos povos do campo, das águas e das florestas; e educação e pesquisa para os territórios. O encontro reuniu representantes de 14 organizações da sociedade civil, movimentos sociais, comunidades tradicionais e agricultores familiares.

O coordenador político da RAMA, Fábio Pacheco, explicou os critérios da escolha. "Nao foi à toa que chamamos essas candidaturas. Elas tem um perfil em que acreditamos, candidaturas que irão fazer a diferença para a construção de um Maranhão mais agroecológico", afirmou. 

A integrante do MST Katia Gomes destacou o caráter coletivo da proposta documentada e entregue a Carlos Lula. “Nessa carta colocamos nossas necessidades para que os candidatos possam construir com a gente”, revelou.

A atuação de Carlos Lula que motivou o convite da RAMA vai além dos discursos na tribuna. O deputado e autor de cinco leis aprovadas na Assembleia Legislativa do Maranhão diretamente relacionadas as pautas da rede: a Lei 12.379/2024, que reconhece as Quebradeiras de Coco Babaçu como Patrimônio Imaterial do estado; a Lei 12.301/2024, que institui a Política Estadual de Enfrentamento das Mudanças Climáticas; a Lei 12.520/2025, que assegura vagas de trabalho para mulheres vítimas de violência; a Lei 12.692/2025, que cria a Política de Proteção das Mulheres; e a Lei 12.812/2026, que institui o monitoramento de metais pesados em ambientes marinhos e em peixes comercializados no estado.

Também tramita na Assembleia o PL 44/2026, de autoria do deputado, que proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos no Maranhão, projeto diretamente estimulado pelas denúncias da RAMA sobre ataques à comunidades rurais e quilombolas.

Carlos Lula reconheceu as dificuldades do ambiente parlamentar. “Mesmo com toda a dificuldade de trabalhar num parlamento dominado por setores contrários a essas causas, conseguimos avançar. E isso só acontece porque o nosso mandato pensa em uma política feita para as pessoas", pontuou. 

Além de Carlos Lula, participaram do encontro a pré-candidata ao Senado Antônia Cariongo, os pré-candidatos ao Governo do Maranhão, Saulo Arcangeli e Felipe Camarão, e os pré-candidatos a deputado estadual Júlio Mendonça e Paulo Romão.